segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Administração Virtual

1          ADMINISTRAÇÃO VIRTUAL

A Administração Virtual pode ser vista como reengenharia, devido ao processo revolucionário de gestão, mas se diferencia no uso maciço de novas tecnologias. O sistema da corporação virtual gira em torno da informação em tempo real.

Economia baseada na informação em tempo real:
·         Respostas mais rápidas;
·         Produtos personalizados;
·         Redução dos custos e despesas fixas;
·         Redução de estoques e capital de giro;
·         Produção no ponto de entrega.

Para Davidow e Malone (autores que criaram a expressão administração virtual - 1993), o controle da empresa é dado por redes internas denominadas intranets, que controlam as entradas e saídas de informações da organização e gerencia suas respectivas funções, fazendo com que fornecedores e clientes que estão se utilizando de seus serviços se sintam satisfeitos: Tal controle é conhecido como controle on-line.
Para o processo de tomada de decisões, o administrador necessita dispor de um sistema de informação mais rápido e eficaz possível.
O fato mais importante da Administração Virtual é que ela envolve todas as inovações de modelos de administração que se desenvolveu ao longo dos anos nos países onde a industrialização se acentuou com maior força tais como EUA, Alemanha, Japão, etc. A gestão virtual se apresenta como uma mistura de tais inovações envolvidas no processamento de informações em tempo real.  



2          CONCEITOS

A administração Virtual se define através da maneira de utilização de tecnologia de informação e processamento de dados, através da maneira de prestar serviço.
A organização virtual é entendida como uma empresa baseada nas informações em tempo real, desencadeada pela fusão da telecomunicação com a informática.
A Administração Virtual espelha um poder de informação positivo, ou seja, em tempo real e com confiança nos relacionamentos. Sendo assim, ela exige uma maior participação e um grande espírito de equipe, alem de uma excelente interação com o mercado.
Existem quatro tipos de administradores virtuais. Sendo:
·         Os pioneiros: Desenvolvem novos produtos e criam mercados completamente novos, tais como comercio eletrônico, Softwares específicos...
·         Os reformadores: Desenvolvem Hardware e Software para dirigir de maneira inovadora mercados prxeexistentes.  Tais como casas de leilão, comercio de automóveis, mediação de empregos...
·         Os multiplicadores: Caracterizam-se por usar as novas técnicas em relação a novos serviços, como provedores de serviços de internet.
·         Os Guerrilheiros do mercado: através do uso da internet fazem concorrência para outras empresas já estabelecidas no mercado, no mesmo ramo de atividade destas, exemplificando-se: livrarias, lojas de vinhos, lojas de CDs...
Cada um dos itens acima mencionados utilizou-se da mesma técnica, a internet.
O que interessa nestes casos é o fato de todos estarem utilizando formas de comercio virtual, ou seja, estarem negociando algo que se sabe que existe, mas que no momento da transação comercial não pode ser sentido por qualquer dos sentidos.
 Este mesmo conceito de virtualidade pode ser usado quando relacionado com outras atividades dentro de uma organização. As vídeo conferências nada mais são que reuniões virtuais. A execução de tarefas pré-programadas em um computador também é virtual. O simples uso do cartão de crédito é virtual.

2.1       AFINAL O QUE È CORPORAÇÃO VIRTUAL?

Propõe-se a responder as pressões geradas pela conscientização e exigências dos consumidores e pelo acirramento da concorrência em todos os setores da economia, através de respostas mais ágeis, maior eficiência, flexibilidade e redução de custos.
O surgimento da corporação virtual só se tornou possível graças a utilização de novas tecnologias e a crescente valorização do ser humano.

Toffler: Demonstra que a evolução da humanidade ocorre da sucessão de ondas de civilização, cada uma com características particulares como: valores, tecnologia, estilo de vida, comunicação.
Três características são caracterizadas na história da humanidade:
·         A primeira onda - civilização agrícola
·         A segunda onda – civilização industrial
·         A terceira onda – civilização atual

DAVIS & DAVIDSON: discutem o impacto provocado pelas mudanças tecnológicas, propondo que a humanidade se desenvolve em ciclos.
·         Primeiro ciclo – economia agrícola
·         Segundo ciclo – economia industrial
·         Terceiro ciclo – economia da informação
·         Quarto ciclo – Bioeconomia

2.2       DIFERENÇA ENTRE EMPRESA E ORGANIZAÇÃO

Empresa – aplica recursos para criar produtos e serviços que atendam as necessidades do mercado.
Organização – é a maneira pela qual estes recursos são administrados, compreendendo estrutura, sistemas, funcionários e cultura.



2.3       A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO
A proposta de sucessão de ciclos econômicos baseados no desenvolvimento tecnológico está no alto grau da discussão sobre o que é a corporação virtual. E a revolução da informação, transformando toda a sociedade. A corporação virtual é apenas uma das conseqüências. Abaixo temos alguns exemplos de corporações virtuais.
Toyota City
- Aumento dos custos de venda gerou uma mudança gradual para as revendas da Toyota, no Japão;
- As informações do comprador são atualizadas;
- Sugestões adequadas às necessidades;
- Encomenda do carro sob medida e entrega em questão de dias;
- comunicação on-line, entre consumidor, fabricante e fornecedores.

Banco virtual
Banco virtual é toda solução que tira o cliente da agencia, o que reduzira os custos operacionais.
Se o banco do futuro pode ser considerado aquele que oferece serviços práticos e confiáveis ao cliente sem que este tenha que se dirigir a agencia, podemos afirmar, sem duvida, que o futuro, pelo menos nesta área, já chegou.

Vitrine virtual

Com o advento da internet, varias empresas criaram suas Home Pages, onde expõem seus produtos. Algumas empresas além de expor os produtos, praticam o e-comerce.
Para o futuro, especula-se a implantação do ecash, que seria a revolução virtual da economia mundial.

Hospital virtual

Em um hospital virtual, um médico muito experiente consegue através de uma tela de televisão vê o que esta acontecendo com um paciente distante dali e dar as orientações necessárias para outro medico com pouca experiência ate que o salvamento deste paciente seja realizado. Este método realizado pelo hospital virtual não é só para pacientes que necessitam de atendimento de urgência, mas em todos os casos.
Este sistema tem como objetivo aprimorar os exames diagnósticos e tornar mais seguro, rápido, eficaz o atendimento a longa distancia e eliminar o transito de pacientes e custos com internamento dentro dos hospitais.

2.4       A GERÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO VIRTUAL

O espírito de equipe significa ter pessoas capazes, dinâmicas, podendo trabalhar a qualquer distancia e saber lidar com suas funções, obtendo resultados positivos.
No que tange a gerencia, não se encontra muitas diferenças entre a gerência normal e a virtual, vez que o primordial objetivo de ambas é obter resultados. Porem, na gerencia virtual os métodos são diferentes, pois aqui, cabe a gerencia, garantir o desencadeamento correto dos processos. Assim sendo, a função da gerencia virtual é a de facilitar o trabalho e a de induzir uma maior autogestão e também, proporcionar um espírito de equipe.
Neste caso o gerente incorpora um poderio maior de controle. A qualificação profissional e a tecnologia simplificam a estrutura organizacional, ao passo que possibilita, com tomadas de decisões descentralizadas, o controle centralizado. Sendo tal controle o ponto chave da gestão, pois está intimamente relacionado com os resultados.

2.5       O QUE È UM PRODUTO VIRTUAL?

É aquele que pode estar disponível a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer variedade.
Exige uma grande estrutura e demanda pessoal qualificado, sempre em sintonia com o mercado e une fornecedores, distribuidores, funcionários, varejistas e clientes.
No que aborda a corporação virtual, dois aspectos são dignos de serem destaques, um por parte do cliente que vê a instituição virtual como uma entidade que esta sempre pronta a atendê-lo, independente do momento, do lugar e de quaisquer outros motivos; e um por parte da empresa que visualiza o negócio baseado nas informações em tempo real, e suas relações com o cliente no mercado.

2.6       MANDAMENTOS DA CORPORAÇÃO VIRTUAL VITORIOSA

·         Liderar mudanças ao invés de ser refratário a elas.
·         Promover a necessidade de comunicação e a liderança simbólica, com um zelo religioso.
·         Tornar-se perito em comunicação e ser  generalista, ouvindo as opiniões de todos.
·         Eliminar as paredes entre os departamentos.
·         Atualizar continuamente os aspectos dos quais a empresa depende para seu sucesso estratégico.

Quais empresas se tornarão virtual? Qualquer empresa, de qualquer tamanho, de qualquer setor, potencialmente poderá transforma-se em uma corporação virtual.
Milhões de informações circulam no mundo em tempo real ao alcance de todos, é necessário filtrar para absorver o necessário.
Preocupação de manter a pessoalidade nas relações.
O sistema virtual não extermina o modo econômico antigo, pelo contrario, modifica-o, galgando maior produtividade. O setor primário, como a agricultura, continua e continuara fornecendo seus produtos, assim como a indústria mantém e manterá sua fidelidade a transformação e cabe a realidade virtual, ofertar produtos e serviços, tradicionais e inovadores, inerentes aos sistemas acima citados. Contudo alguns negócios serão extintos, outros modificados e outros tantos ainda serão criados, sento eles todos baseados na nova era tecnológica.



3          CONSIDERAÇÕES FINAIS

Talvez a grande mudança desta era e a que mais surpreende a percepção das pessoas, seja o desafio que a tecnologia representa ao tempo e ao espaço. Se a pouco mais de cem anos uma pessoa poderia levar um mês se deslocando de Paris a Viena para assistir a um concerto, hoje basta um teclado, e instantaneamente você estará em contato com qualquer pessoa no planeta.



4          CONCLUSÃO

A Administração Virtual já é uma pratica que faz parte da nossa rotina, seja no trabalho, na escola ou em casa. A forte tendência das organizações se tornarem cada vez mais virtuais pode trazer benefícios em grande escala para o mundo interior, mas até que ponto a virtualidade pode afetar a nossas vidas? Essa é uma pergunta que só o tempo e as ações do homem poderão responder.
Se por um lado a tendência de humanização generalizada do trabalho já é uma realidade, por outro lado se investe no desenvolvimento da inteligência artificial. Tecnologia integrante do quarto ciclo econômico. Dentro de poucos anos talvez ela possa substituir plenamente os gestores humanos, indo, portanto muito além da simples substituição da mão-de-obra em atividades que podem ser automatizadas, conciliando humanização do trabalho com o aumento da produtividade.
A diferença agora é que não é o mais forte fisicamente que ira sobreviver, e sim, aquele que puder melhor assimilar as mudanças do tempo, mudando junto com elas. No campo individual, surgiram novos empreendedores, que viram neste desenrolar da historia novas oportunidades de negócios, colocando a disposição novos produtos para novos mercados. As empresas já existentes nos mais diversos ramos e que estão sobrevivendo, adaptaram na sua estrutura a nova realidade organizacional, fazendo assim nascer a organização virtual e a sua forma de gestão: a Administração Virtual.

5          ANEXOS

5.1       JOGOS MANANGER: A FEBRE DA ADIMISTRAÇÃO VIRTUAL DO FUTEBOL

O ultimo dia 19 de Outubro de 2007 foi uma data aguardada com ansiedade Poe milhares de ingleses aficcionados por um jogo virtual especifico: o Football Manage 2008 (Administrador de futebol 2008, em tradução livre). Agencias de noticias de Londres contam casos de pessoas que dormiram em filas de lojas de eletrônicos da capital da terra da rainha para comprarem o tal jogo. Mas porque tanta ansiedade por causa de um game de futebol em que nem mesmo se vê os jogadores em campo?
A saga começou há mais de dez anos, quando um programador português de nome André Elias criava o Elifoot, um jogo em 2D facilmente editavel, leve e rápido de ser jogado. Eliffot se tornou febre e seguiu a onda de computadores pessoais que invadia os domicílios no meio da década de 90. Ficou tão famoso que foi logo superado.
Com a proliferação de blogs e sites especializados em troca de arquivos, o jogo foi se tornando mais popular. Quem imaginou que tanto a SI quanto qualquer outra empresa do ramo fossem quebrar, se enganou. Tendo criado um dos conceitos de software mais jogados, comentados e baixados no mundo inteiro, a publicidade movimentada pelos usuários sustenta e enriquece os criadores dos jogos Manager.
Criticas também são reservadas a este tipo de game. Diz-se que o tempo necessário para que se conclua o jogo é demasiadamente alto, até mesmo indefinido, por se tratar de um software que gera dados sem limites. Além disso, só em 2006, no Reino Unido, 35 casos de divórcio tiveram o motivo “vicio do cônjuge pelo jogo de vídeo game Football Manager 2006” como causa para o pedido de separação judicial.


5.2       PROCOMP TEM ÁREA ESPECIALIZADA EM  BANCO VIRTUAL

Há cerca de seis meses a Procomp ganhou um novo quadro em seu organograma, a área de Banco Virtual e Computadores. Essa estruturação foi motivada pelo impulso do mercado bancário em direção ao melhor atendimento ao cliente, onde quer que ele esteja e a qualquer hora.
Segundo Luiz Claudio Navarro, que dirige a área, com a mudança da economia, os bancos também precisaram enfrentar uma mudança em seu perfil para se tornarem mais competitivos. “para ser competitivo hoje, o banco precisa ter um conjunto diversificado e equilibrado de canais de oferta de serviços aos seus clientes. Serviços automatizados e virtuais, além de maior comodidade e economia de tempo para o cliente, representam maior eficiência e menores custos ás instituição”. Analisa.
Para atender ás necessidades dos bancos e dos correntistas, a Procomp esta oferecendo ao mercado o Call Center, um pacote de soluções que permite, ao cliente, acessar todos os serviços disponibilizados pelo banco através do telefone, com um misto de atendimento eletrônico e humano. Essa solução proporciona, aos bancos, menor custo por transações, maior controle sobre eficiência e produtividade e maior uniformidade de interfaceamento com o cliente.
1          ADMINISTRAÇÃO VIRTUAL

A Administração Virtual pode ser vista como reengenharia, devido ao processo revolucionário de gestão, mas se diferencia no uso maciço de novas tecnologias. O sistema da corporação virtual gira em torno da informação em tempo real.

Economia baseada na informação em tempo real:
·         Respostas mais rápidas;
·         Produtos personalizados;
·         Redução dos custos e despesas fixas;
·         Redução de estoques e capital de giro;
·         Produção no ponto de entrega.

Para Davidow e Malone (autores que criaram a expressão administração virtual - 1993), o controle da empresa é dado por redes internas denominadas intranets, que controlam as entradas e saídas de informações da organização e gerencia suas respectivas funções, fazendo com que fornecedores e clientes que estão se utilizando de seus serviços se sintam satisfeitos: Tal controle é conhecido como controle on-line.
Para o processo de tomada de decisões, o administrador necessita dispor de um sistema de informação mais rápido e eficaz possível.
O fato mais importante da Administração Virtual é que ela envolve todas as inovações de modelos de administração que se desenvolveu ao longo dos anos nos países onde a industrialização se acentuou com maior força tais como EUA, Alemanha, Japão, etc. A gestão virtual se apresenta como uma mistura de tais inovações envolvidas no processamento de informações em tempo real.  


2          CONCEITOS

A administração Virtual se define através da maneira de utilização de tecnologia de informação e processamento de dados, através da maneira de prestar serviço.
A organização virtual é entendida como uma empresa baseada nas informações em tempo real, desencadeada pela fusão da telecomunicação com a informática.
A Administração Virtual espelha um poder de informação positivo, ou seja, em tempo real e com confiança nos relacionamentos. Sendo assim, ela exige uma maior participação e um grande espírito de equipe, alem de uma excelente interação com o mercado.
Existem quatro tipos de administradores virtuais. Sendo:
·         Os pioneiros: Desenvolvem novos produtos e criam mercados completamente novos, tais como comercio eletrônico, Softwares específicos...
·         Os reformadores: Desenvolvem Hardware e Software para dirigir de maneira inovadora mercados prxeexistentes.  Tais como casas de leilão, comercio de automóveis, mediação de empregos...
·         Os multiplicadores: Caracterizam-se por usar as novas técnicas em relação a novos serviços, como provedores de serviços de internet.
·         Os Guerrilheiros do mercado: através do uso da internet fazem concorrência para outras empresas já estabelecidas no mercado, no mesmo ramo de atividade destas, exemplificando-se: livrarias, lojas de vinhos, lojas de CDs...
Cada um dos itens acima mencionados utilizou-se da mesma técnica, a internet.
O que interessa nestes casos é o fato de todos estarem utilizando formas de comercio virtual, ou seja, estarem negociando algo que se sabe que existe, mas que no momento da transação comercial não pode ser sentido por qualquer dos sentidos.
 Este mesmo conceito de virtualidade pode ser usado quando relacionado com outras atividades dentro de uma organização. As vídeo conferências nada mais são que reuniões virtuais. A execução de tarefas pré-programadas em um computador também é virtual. O simples uso do cartão de crédito é virtual.

2.1       AFINAL O QUE È CORPORAÇÃO VIRTUAL?

Propõe-se a responder as pressões geradas pela conscientização e exigências dos consumidores e pelo acirramento da concorrência em todos os setores da economia, através de respostas mais ágeis, maior eficiência, flexibilidade e redução de custos.
O surgimento da corporação virtual só se tornou possível graças a utilização de novas tecnologias e a crescente valorização do ser humano.

Toffler: Demonstra que a evolução da humanidade ocorre da sucessão de ondas de civilização, cada uma com características particulares como: valores, tecnologia, estilo de vida, comunicação.
Três características são caracterizadas na história da humanidade:
·         A primeira onda - civilização agrícola
·         A segunda onda – civilização industrial
·         A terceira onda – civilização atual

DAVIS & DAVIDSON: discutem o impacto provocado pelas mudanças tecnológicas, propondo que a humanidade se desenvolve em ciclos.
·         Primeiro ciclo – economia agrícola
·         Segundo ciclo – economia industrial
·         Terceiro ciclo – economia da informação
·         Quarto ciclo – Bioeconomia

2.2       DIFERENÇA ENTRE EMPRESA E ORGANIZAÇÃO

Empresa – aplica recursos para criar produtos e serviços que atendam as necessidades do mercado.
Organização – é a maneira pela qual estes recursos são administrados, compreendendo estrutura, sistemas, funcionários e cultura.


2.3       A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO
A proposta de sucessão de ciclos econômicos baseados no desenvolvimento tecnológico está no alto grau da discussão sobre o que é a corporação virtual. E a revolução da informação, transformando toda a sociedade. A corporação virtual é apenas uma das conseqüências. Abaixo temos alguns exemplos de corporações virtuais.
Toyota City
- Aumento dos custos de venda gerou uma mudança gradual para as revendas da Toyota, no Japão;
- As informações do comprador são atualizadas;
- Sugestões adequadas às necessidades;
- Encomenda do carro sob medida e entrega em questão de dias;
- comunicação on-line, entre consumidor, fabricante e fornecedores.

Banco virtual
Banco virtual é toda solução que tira o cliente da agencia, o que reduzira os custos operacionais.
Se o banco do futuro pode ser considerado aquele que oferece serviços práticos e confiáveis ao cliente sem que este tenha que se dirigir a agencia, podemos afirmar, sem duvida, que o futuro, pelo menos nesta área, já chegou.

Vitrine virtual

Com o advento da internet, varias empresas criaram suas Home Pages, onde expõem seus produtos. Algumas empresas além de expor os produtos, praticam o e-comerce.
Para o futuro, especula-se a implantação do ecash, que seria a revolução virtual da economia mundial.

Hospital virtual

Em um hospital virtual, um médico muito experiente consegue através de uma tela de televisão vê o que esta acontecendo com um paciente distante dali e dar as orientações necessárias para outro medico com pouca experiência ate que o salvamento deste paciente seja realizado. Este método realizado pelo hospital virtual não é só para pacientes que necessitam de atendimento de urgência, mas em todos os casos.
Este sistema tem como objetivo aprimorar os exames diagnósticos e tornar mais seguro, rápido, eficaz o atendimento a longa distancia e eliminar o transito de pacientes e custos com internamento dentro dos hospitais.

2.4       A GERÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO VIRTUAL

O espírito de equipe significa ter pessoas capazes, dinâmicas, podendo trabalhar a qualquer distancia e saber lidar com suas funções, obtendo resultados positivos.
No que tange a gerencia, não se encontra muitas diferenças entre a gerência normal e a virtual, vez que o primordial objetivo de ambas é obter resultados. Porem, na gerencia virtual os métodos são diferentes, pois aqui, cabe a gerencia, garantir o desencadeamento correto dos processos. Assim sendo, a função da gerencia virtual é a de facilitar o trabalho e a de induzir uma maior autogestão e também, proporcionar um espírito de equipe.
Neste caso o gerente incorpora um poderio maior de controle. A qualificação profissional e a tecnologia simplificam a estrutura organizacional, ao passo que possibilita, com tomadas de decisões descentralizadas, o controle centralizado. Sendo tal controle o ponto chave da gestão, pois está intimamente relacionado com os resultados.

2.5       O QUE È UM PRODUTO VIRTUAL?

É aquele que pode estar disponível a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer variedade.
Exige uma grande estrutura e demanda pessoal qualificado, sempre em sintonia com o mercado e une fornecedores, distribuidores, funcionários, varejistas e clientes.
No que aborda a corporação virtual, dois aspectos são dignos de serem destaques, um por parte do cliente que vê a instituição virtual como uma entidade que esta sempre pronta a atendê-lo, independente do momento, do lugar e de quaisquer outros motivos; e um por parte da empresa que visualiza o negócio baseado nas informações em tempo real, e suas relações com o cliente no mercado.

2.6       MANDAMENTOS DA CORPORAÇÃO VIRTUAL VITORIOSA

·         Liderar mudanças ao invés de ser refratário a elas.
·         Promover a necessidade de comunicação e a liderança simbólica, com um zelo religioso.
·         Tornar-se perito em comunicação e ser  generalista, ouvindo as opiniões de todos.
·         Eliminar as paredes entre os departamentos.
·         Atualizar continuamente os aspectos dos quais a empresa depende para seu sucesso estratégico.

Quais empresas se tornarão virtual? Qualquer empresa, de qualquer tamanho, de qualquer setor, potencialmente poderá transforma-se em uma corporação virtual.
Milhões de informações circulam no mundo em tempo real ao alcance de todos, é necessário filtrar para absorver o necessário.
Preocupação de manter a pessoalidade nas relações.
O sistema virtual não extermina o modo econômico antigo, pelo contrario, modifica-o, galgando maior produtividade. O setor primário, como a agricultura, continua e continuara fornecendo seus produtos, assim como a indústria mantém e manterá sua fidelidade a transformação e cabe a realidade virtual, ofertar produtos e serviços, tradicionais e inovadores, inerentes aos sistemas acima citados. Contudo alguns negócios serão extintos, outros modificados e outros tantos ainda serão criados, sento eles todos baseados na nova era tecnológica.


3          CONSIDERAÇÕES FINAIS

Talvez a grande mudança desta era e a que mais surpreende a percepção das pessoas, seja o desafio que a tecnologia representa ao tempo e ao espaço. Se a pouco mais de cem anos uma pessoa poderia levar um mês se deslocando de Paris a Viena para assistir a um concerto, hoje basta um teclado, e instantaneamente você estará em contato com qualquer pessoa no planeta.


4          CONCLUSÃO

A Administração Virtual já é uma pratica que faz parte da nossa rotina, seja no trabalho, na escola ou em casa. A forte tendência das organizações se tornarem cada vez mais virtuais pode trazer benefícios em grande escala para o mundo interior, mas até que ponto a virtualidade pode afetar a nossas vidas? Essa é uma pergunta que só o tempo e as ações do homem poderão responder.
Se por um lado a tendência de humanização generalizada do trabalho já é uma realidade, por outro lado se investe no desenvolvimento da inteligência artificial. Tecnologia integrante do quarto ciclo econômico. Dentro de poucos anos talvez ela possa substituir plenamente os gestores humanos, indo, portanto muito além da simples substituição da mão-de-obra em atividades que podem ser automatizadas, conciliando humanização do trabalho com o aumento da produtividade.
A diferença agora é que não é o mais forte fisicamente que ira sobreviver, e sim, aquele que puder melhor assimilar as mudanças do tempo, mudando junto com elas. No campo individual, surgiram novos empreendedores, que viram neste desenrolar da historia novas oportunidades de negócios, colocando a disposição novos produtos para novos mercados. As empresas já existentes nos mais diversos ramos e que estão sobrevivendo, adaptaram na sua estrutura a nova realidade organizacional, fazendo assim nascer a organização virtual e a sua forma de gestão: a Administração Virtual.












5          ANEXOS

5.1       JOGOS MANANGER: A FEBRE DA ADIMISTRAÇÃO VIRTUAL DO FUTEBOL

O ultimo dia 19 de Outubro de 2007 foi uma data aguardada com ansiedade Poe milhares de ingleses aficcionados por um jogo virtual especifico: o Football Manage 2008 (Administrador de futebol 2008, em tradução livre). Agencias de noticias de Londres contam casos de pessoas que dormiram em filas de lojas de eletrônicos da capital da terra da rainha para comprarem o tal jogo. Mas porque tanta ansiedade por causa de um game de futebol em que nem mesmo se vê os jogadores em campo?
A saga começou há mais de dez anos, quando um programador português de nome André Elias criava o Elifoot, um jogo em 2D facilmente editavel, leve e rápido de ser jogado. Eliffot se tornou febre e seguiu a onda de computadores pessoais que invadia os domicílios no meio da década de 90. Ficou tão famoso que foi logo superado.
Com a proliferação de blogs e sites especializados em troca de arquivos, o jogo foi se tornando mais popular. Quem imaginou que tanto a SI quanto qualquer outra empresa do ramo fossem quebrar, se enganou. Tendo criado um dos conceitos de software mais jogados, comentados e baixados no mundo inteiro, a publicidade movimentada pelos usuários sustenta e enriquece os criadores dos jogos Manager.
Criticas também são reservadas a este tipo de game. Diz-se que o tempo necessário para que se conclua o jogo é demasiadamente alto, até mesmo indefinido, por se tratar de um software que gera dados sem limites. Além disso, só em 2006, no Reino Unido, 35 casos de divórcio tiveram o motivo “vicio do cônjuge pelo jogo de vídeo game Football Manager 2006” como causa para o pedido de separação judicial.


5.2       PROCOMP TEM ÁREA ESPECIALIZADA EM  BANCO VIRTUAL

Há cerca de seis meses a Procomp ganhou um novo quadro em seu organograma, a área de Banco Virtual e Computadores. Essa estruturação foi motivada pelo impulso do mercado bancário em direção ao melhor atendimento ao cliente, onde quer que ele esteja e a qualquer hora.
Segundo Luiz Claudio Navarro, que dirige a área, com a mudança da economia, os bancos também precisaram enfrentar uma mudança em seu perfil para se tornarem mais competitivos. “para ser competitivo hoje, o banco precisa ter um conjunto diversificado e equilibrado de canais de oferta de serviços aos seus clientes. Serviços automatizados e virtuais, além de maior comodidade e economia de tempo para o cliente, representam maior eficiência e menores custos ás instituição”. Analisa.
Para atender ás necessidades dos bancos e dos correntistas, a Procomp esta oferecendo ao mercado o Call Center, um pacote de soluções que permite, ao cliente, acessar todos os serviços disponibilizados pelo banco através do telefone, com um misto de atendimento eletrônico e humano. Essa solução proporciona, aos bancos, menor custo por transações, maior controle sobre eficiência e produtividade e maior uniformidade de interfaceamento com o cliente.

Fonte:
http://www.administracaovirtual.com/blog/conceito-de-administracao-virtual-1

Um comentário: